Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Moda asiática - Gothic Lolita



Hi! Vamos estrear aqui o marcador de "moda asiática", nele eu falarei dos diferentes estilos de moda e tribos japonesas que usam visuais bastante exóticos e interessantes, e então para começar falarei aqui de uma moda urbana japonesa bastante conhecida e popular entre adolescentes e jovens adultas, estou falando da moda Gothic Lolita que também pode ser abreviado como gl, gosuloli, gosurori e gothloli, é um dos muitos "gêneros" de Lolita mais popular que existe, que no qual acaba confundindo a cabeça das pessoas a ponto do termo gothic lolita muitas vezes ser usado para abarcar todos os outros gêneros, ou seja, um sinônimo de lolita.








O estilo baseia-se em um visual semelhante ao de uma boneca de porcelana,que vestem roupas de inspiradas, em sua maioria, pela moda vitoriana, rococó ou edwardiana e freqüentemente tentam imitar a aparência de bonecas de porcelana ou princesas, mantendo um aspecto infantil lembrando assim uma criança vitoriana. Essas são as referências mais conhecidas do estilo, que se referem de uma maneira ou de outra à moda vitoriana infantil e juvenil. Porém o corte das roupas, os acessórios e detalhes são itens que muitas vezes remetem outras épocas que não a Era Vitoriana.
A origem do gosurori é uma combinação da moda lolita – que envolve tentar parecer ‘fofa’ ou meiga a ponto de parecer infantil.


Veja abaixo algumas roupas e acessórios utilizados:



Revista KERA - sobre Japanese punk, gothic e lolita fashion




































Os sapatos usados geralmente tem o bico redondo. Eles podem ou não ter plataformas ou saltos quadrados, mas quase nunca possuem salto fino. Sapatilhas detalhadas são comuns, mas sapatos boneca são mais. Botas inspiradas muitas vezes inspiradas no estilo vitoriano.





A cultura japonesa dá muito mais importância a uma aparência e comportamento juvenis do que a ocidental, e algumas mulheres adultas compram coisas como produtos com a estampa da Hello Kitty – que no ocidente geralmente tem crianças como público-alvo. O Gosurori talvez seja uma extensão desse fenômeno, conhecido como "Cultura Fofa".
Gothic Lolita é uma das subcategorias do visual Lolita (Loli). Outras categorias incluem Classic Lolita, Sweet Lolita, Ero Lolita, Punk Lolita, Country Lolita e Gurorori, falarei melhor de cada uma delas mais tarde.



O estilo começou a tomar forma na década de 80, marcas como Pink House, Milk e Emily Temple Cute começaram a vender vestes brilhantes e superfemininas durante os anos 80, mas o visual realmente decolou em 1988, quando a marca Baby, the Stars Shine Bright se estabeleceu e se especializou na criação de chapéus e baby –dolls antiquados. Vivienne Westwood também ajudou a impulsionar o estilo.
As meninas que gostavam desse estilo, inspirados nas antigas bonecas francesas ou pinturas do período rococó gótico, ainda não tinham um nome para a cena, que apareceu no final de 99.
Mana Sama, líder da banda Malice Mizer, lançou sua própria marca de roupas, a Moi-même-Moité, com o tema da marca “Elegant Gothic Lolita”.
Desde então, o nome emplacou, sendo assim, as GL ganharam grande atenção da mídia.



Dificilmente seria encontrado um vestido de Lolita, em uma loja não especializada do estilo. Vestido são a peça chave do estilo, e mais comuns de serem encontrados, blusas de inspiração gótica ou vitoriana também fazem parte do estilo, assim como saias comuns, rodadas, com anáguas adequadas.
Saias no comprimento do joelho, cheias e rodadas, na maioria das vezes com auxilio de anáguas e armações.

(Mana Sama)




Alguns outros elementos que por vezes aparecem na moda incluem aventais em estilo Alice no País das Maravilhas, cartolas e mini-cartolas, chapéus em miniatura, coroas, arcos com laços, sombrinhas, luvas de renda e retângulos ou círculos de tecido enfeitados com renda, laços, flores e afins, usados no alto da cabeça, seja centralizado ou de lado dependendo do formato (headpieces ou headdresses). Os acessórios Lolita costumam possuir temas como naipes de baralho, asinhas, coroas, corações, laços, borboletas, animais... As Gothic Lolitas diversas vezes carregam outros acessórios como bolsas em forma de morcego, caixões, crucifixos e afins. Ursinhos de pelúcia e outros brinquedos do tipo também são comuns, e algumas marcas fazem bichinhos específicos para as gosurori. Muitas carregam bonecas de porcelana ou pano, ou Super Dollfies.



O cabelo das Lolitas muitas vezes é cacheado para completar o visual boneca de porcelana, e a franja reta acima dos olhos é uma constante, embora não uma regra. Os tons de cabelo mais freqüentes são o negro e castanho escuro usuais das japonesas, assim como o castanho claro. Cores fortes como rosa, vermelho, roxo e azul são raras a não ser entre bandgirls e punk lolitas. Perucas, especialmente loiras, também são muito populares, assim como apliques. Um corte de cabelo comum é o hime cut [“corte princesa”], com franja reta acima dos olhos, mechas na altura das maças do rosto, boca ou queixo nas laterais do rosto, e comprido atrás.






A maquiagem é utilizada de maneira esparsa ou moderada e vista com mais freqüência em gothic lolita do que em qualquer outro estilo. Delineador negro é comum, mas sem excessos. Prefere-se tons pálidos de pele em gothic lolita, e rubor saudável (conseguido com blush) em outros estilos. Algumas vezes vê-se batom vermelho ou preto, mas maquiagem mais clara é a regra geral. Cílios e unhas postiças são usados freqüentemente.


Lembrem-se: estilo lolita não deve ser visto como parte da cultura cosplay, mas como um estilo, uma moda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário