Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Visual Kei (pronunciado Vijuare Kei em Japonês) ou em Português "Estilo Visual" é um movimento criado em 1980 por várias bandas japonesas que continua a existir e a desenvolver-se nos nossos dias. O Visual Kei é um tipo de Rock Japonês, único no Mundo, e caracteriza-se pela excentricidade visual das bandas e pelo som das suas músicas. Este estilo musical transformou-se também num estilo cultural e é actualmente uma Sub-Cultura muito popular não só no Japão como no Mundo.


História...
Embora os sinais desta Revolução tenham começado a aparecer nos Anos 70, foi apenas nos Anos 80 que o estilo apareceu em força. As bandas pioneiras foram osBoowy, Baiser, D'erlanger, Buck Tick, Color e X Japan (cujos criaram o nome Visual Kei baseando-se na expressão Psychedelic Violence Crime of Visual Shock ou em Português Violência Psicadélica - Crime do Choque Visual).
Em 1986 o vocalista dos Color, Dynamite Tommy, fundou uma Produtora chamadaFree-Will o que contribuiu para a expansão mundial do Visual Kei. Por conseguinte, foi nos Anos 90 que as bandas Visual Kei se tornaram populares no Japão, levando os singles e álbuns aos primeiros lugares dos tops musicais (as bandas mais notáveis nesta época foram os X Japan, Glay e Luna Sea).
Em 1992 os X Japan tentaram entrar no mercado europeu e americano mas foi apenas 8 anos mais tarde que estes mercados abriram as portas ao Visual Kei.
Em 2000 o Visual Kei começava a perder popularidade a grande ritmo, uma vez que, as principais bandas (e as mais populares) desmembraram-se: os X Japan tinham chegado ao fim em 1997, um ano depois morre um dos mais talentosos guitarristas do Japão e membros dos X Japan, hide, e em 2000 os Luna Sea terminam as suas actividades enquanto grupo.
O género musical permaneceu adormecido até 2007 quando novas bandas começavam a expandir novamente o Visual Kei ao mesmo tempo que os Luna Sea se reuniam novamente assim como os X Japan, que voltaram às actividades com um novo single e tour Mundial.

Características e Popularidade...
As bandas de Visual Kei caracterizam-se de duas formas, pela aparência e música, ambas mostrando um estilo negro e pesado: No que diz respeito à aparência, as bandas deste género costumam ter maquilhagem, roupas e penteados extravagantes; Quanto à música, esta tem influências do glam, gótico, cyberpunk, pop, punk, heavy metal, electrónica e da música clássica.
Actualmente o Visual Kei tem-se espalhado cada vez mais depressa pelo mundo e os fãs podem encontrar revistas japonesas dedicadas ao Visual Kei como a Shoxx, Arena 37°C, Cure e a Fool's Mate.

Aqui em baixo estão bandas de Visual Kei que podem investigar se quiserem saber mais sobre este estilo. Só tenho três bandas porque elas são muitas e eu optei por escolher os X Japan (pioneiros) e duas bandas actuais, The Gazette e Nightmare. Se quiserem saber o nome de mais alguma banda Visual Kei peçam que eu dou-vos mais nomes ^.^ Espero que gostem...
The Gazette
The Gazette
X Japan
Nightmare
Nightmare

Nenhum comentário:

Postar um comentário